MX Consultoria

31 de ago de 20221 min

Como fazer um planejamento comercial assertivo?

Como utilizar os indicadores para realizar meu planejamento comercial?

Um planejamento comercial geralmente é cíclico e tem o período de um ano.

A prática comum do mercado é utilizar os indicadores do ano inteiro para entender se existe sazonalidade no faturamento. O planejamento das ações deve levar em consideração a sazonalidade do número de oportunidades geradas, dos fechamentos e faturamento.

Portanto os indicadores sempre devem ser comparados com o mesmo período do ano interior. As boas praticas de planejamento comercial dizem que ao analisarmos um histórico de três anos podemos entender o momento da empresa, e com isso realizar um planejamento mais assertivo.

Tendo em vista que temos a variação de faturamento de mais de um ano.

O planejamento comercial geralmente segue três passos:

1- Análise de onde a empresa estava e o quanto cresceu em um determinado período.

2- Projeção de quanto deve crescer no próximo ano.

3- Cálculo da quantidade de oportunidades e taxa de conversão necessário para alcançar a meta pré estabelecida.

Como é feito o planejamento comercial na sua empresa? Conte para nós.

Baixe o nosso e-book gratuito sobre vendas: https://treinamentos.motivatrainer.com.br/plano-media-ebook

Veja mais artigos em:

Site: www.motivatrainer.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/motiva_trainer/

Youtube: https://www.youtube.com/c/FelipeMacanhaooficial

#vendas #vendamais #empreendedorismo #marketing #marketingdigital #motivacao #motivacional #vendedor #vendedora #gestão #empresas #futuro

    30
    0