top of page

A importância de saber administrar o seu dinheiro

Educação financeira é uma matéria que deveria ser ensinada desde o ensino fundamental

Devido ao alto e crescente índice de pessoas endividadas nos últimos anos, torna-se essencial o ensino de finanças pessoais em nossa sociedade. A taxa de endividamento da população tem crescido ano após ano como mostram pesquisas recentes. A Serasa Experian (serviço de proteção ao credito) indica que existem 35 milhões de pessoas no Brasil com dívidas atrasadas pelo menos 90 dias e com valor mínimo de 200 reais. Isso representa o equivalente a 24,5% da população brasileira (Serasa Experian, 2014).

A crescente taxa de inadimplência no Brasil é justificada por uma falha na administração das finanças pessoais, onde muitas pessoas tornam-se endividadas sem saber que estão gastando mais dinheiro do que poderiam, enquanto outras se envolvem em financiamentos com parcelas muito altas que não conseguem honrar por falta do planejamento adequado.

A educação financeira deveria ser uma matéria ensinada nas escolas, já que se faz necessário à todas as pessoas que saibam administrar o dinheiro que recebem. Devido a essa lacuna no ensino, os brasileiros carecem de informação sobre como administrar o próprio dinheiro. O intuito desse livro é ajudar a sanar essa falha no ensino brasileiro, demonstrando como controlar o orçamento, organizar as finanças, desenvolver um planejamento futuro envolvendo os ganhos, os gastos e as metas pessoais. Na segunda parte será abordado o comportamento humano e a sua vertente nas finanças pessoais, e por último serão desmistificados os tipos de investimentos.

Aprender sobre finanças não é apenas papel das pessoas que trabalham com contabilidade,  administração de empresas ou para quem tem o próprio negócio. Muito menos é indicada somente para aqueles endividados. A educação financeira é essencial para todas as pessoas que ganham dinheiro e precisam aprender a administrar as entradas e saídas deste. Estatísticas do Serasa Experian (2014) demonstram que as faixas etárias com maiores taxas de inadimplência são entre 26 e 40 anos, ou seja, problemas financeiros podem ocorrer até mesmo durante a meia idade, por isso muitas pessoas que ainda não passaram por fases de endividamento ainda podem vir a passar se não souberem administrar o dinheiro corretamente.

Qual o melhor modo de começar a administrar o dinheiro?

Existem vários livros que falam sobre finanças pessoais, eu gosto particularmente do livro “Cadê meu dinheiro?”. Você pode encontrar ele na Amazon e na Saraiva nos links abaixo:

Saraiva: https://www.saraiva.com.br/cade-meu-dinheiro-o-guia-definitivo-das-financas-pessoais-9320421.html

Amazon: https://www.amazon.com.br/Cadê-meu-dinheiro-definitivo-finanças-ebook/dp/B01DGVO1RM

Boa leitura!

Artigo escrito por Felipe Macanhão

Veja mais sobre os meus projetos:

Motiva Trainer Cursos On-line > http://www.motivatrainer.com

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page