Aprendizados para fazer você decolar

Existem alguns momentos na vida que são de muito aprendizado, eles fazem aumentar muito a maturidade pessoal e profissional. No ano de 2016 iniciei um projeto chamado Carona do Empreendedor, o objetivo é entrevistar empresários de todos os tamanhos que pudessem falar sobre as dificuldades que tiveram ao empreender no Brasil. Esse foi um projeto que tive a possibilidade de entrevistar algumas das pessoas mais inteligentes de Curitiba e com isso adquiri os aprendizados mais importantes da minha vida profissional.

Entrevistamos empresários de todas as idades, sócios de empresas de todos os tamanhos, mas com um fator em comum: Todos agregaram muito na minha formação profissional e na vida de quase 30 mil expectadores.

Esse artigo é parte da série de artigos sobre os meus 10 maiores aprendizados profissionais, você pode encontrar o artigo principal clicando nesse link: https://www.motivatrainer.com.br/post/10-maiores-aprendizados-da-minha-vida-profissional


Aprendizados para fazer você decolar como empresário


A entrevista com o Diego Oliveira, sócio da Prime Soho Imóveis foi um dos vídeos de maior aprendizado nas cinco temporadas do Carona do Empreendedor. Esse é um episódio que eu assisti, revi e ainda vou assistir várias vezes porque tem ensinamentos fantásticos.


Nesse artigo vou te contar não um, nem dois, mas vários aprendizados que eu tive em uma sessão que não parecia uma entrevista, parecia mais uma sessão de mentoria com o Diego Oliveira.


Tendências são fáceis de ser previstas quando já aconteceram


É muito fácil falar em venda por internet quando isso já é uma realidade, quando diversas empresas faturam alto através de e-commerce e de info produtos. Quando o Diego começou no mercado imobiliário lá em 2010 falava-se pouco em venda pela internet, no mercado de imóveis então se falava menos ainda.


O mercado imobiliário é tradicional, era pautado na venda totalmente presencial já que se tratava de um negócio de alto valor agregado. Um dos fatores que levou o crescimento rápido da Prime Soho Imóveis foi a estratégia de anunciar imóveis na internet e de fazer marketing digital, claro que hoje fica fácil de dizer que essa é uma das receitas de sucesso mas lá trás isso não era tão evidente assim.


Quando uma tendência está por vir a melhor posição que você pode estar é imediatamente antes da tendência estourar, quer um exemplo? Lembra quando estourou box de crossfit?


O que eu quero dizer é que não adianta você abrir o seu box 3 anos ou 1 ano antes da modalidade estourar porque você vai despender muito dinheiro para bancar o negócio até o público comprar a ideia.


Quando você inicia o seu negócio quando a procura por este setor já está no ápice você já vai ter muitos concorrentes. Desse modo você terá um custo de aquisição de clientes parecido com o de outro mercado pré existente.


Portanto a minha dica (ou melhor do Diego Oliveira) é não ser cabeça dura, ficar achando que as tendências nunca vão acontecer, que o mercado não vai mudar. O mercado muda todo dia, na era da tecnologia ele está mudando cada vez mais rápido.


Fique de olho nas tendências do seu mercado e não espere a tendência se concretizar para querer pegar a onda, porque nesse momento a onda já vai ter passado. #Ficaadica


Mesmo na crise o dinheiro não desaparece, ele só troca de mãos