Aprendizados para fazer você decolar

Existem alguns momentos na vida que são de muito aprendizado, eles fazem aumentar muito a maturidade pessoal e profissional. No ano de 2016 iniciei um projeto chamado Carona do Empreendedor, o objetivo é entrevistar empresários de todos os tamanhos que pudessem falar sobre as dificuldades que tiveram ao empreender no Brasil. Esse foi um projeto que tive a possibilidade de entrevistar algumas das pessoas mais inteligentes de Curitiba e com isso adquiri os aprendizados mais importantes da minha vida profissional.

Entrevistamos empresários de todas as idades, sócios de empresas de todos os tamanhos, mas com um fator em comum: Todos agregaram muito na minha formação profissional e na vida de quase 30 mil expectadores.

Esse artigo é parte da série de artigos sobre os meus 10 maiores aprendizados profissionais, você pode encontrar o artigo principal clicando nesse link: https://www.motivatrainer.com.br/post/10-maiores-aprendizados-da-minha-vida-profissional


Aprendizados para fazer você decolar como empresário


A entrevista com o Diego Oliveira, sócio da Prime Soho Imóveis foi um dos vídeos de maior aprendizado nas cinco temporadas do Carona do Empreendedor. Esse é um episódio que eu assisti, revi e ainda vou assistir várias vezes porque tem ensinamentos fantásticos.


Nesse artigo vou te contar não um, nem dois, mas vários aprendizados que eu tive em uma sessão que não parecia uma entrevista, parecia mais uma sessão de mentoria com o Diego Oliveira.


Tendências são fáceis de ser previstas quando já aconteceram


É muito fácil falar em venda por internet quando isso já é uma realidade, quando diversas empresas faturam alto através de e-commerce e de info produtos. Quando o Diego começou no mercado imobiliário lá em 2010 falava-se pouco em venda pela internet, no mercado de imóveis então se falava menos ainda.


O mercado imobiliário é tradicional, era pautado na venda totalmente presencial já que se tratava de um negócio de alto valor agregado. Um dos fatores que levou o crescimento rápido da Prime Soho Imóveis foi a estratégia de anunciar imóveis na internet e de fazer marketing digital, claro que hoje fica fácil de dizer que essa é uma das receitas de sucesso mas lá trás isso não era tão evidente assim.


Quando uma tendência está por vir a melhor posição que você pode estar é imediatamente antes da tendência estourar, quer um exemplo? Lembra quando estourou box de crossfit?


O que eu quero dizer é que não adianta você abrir o seu box 3 anos ou 1 ano antes da modalidade estourar porque você vai despender muito dinheiro para bancar o negócio até o público comprar a ideia.


Quando você inicia o seu negócio quando a procura por este setor já está no ápice você já vai ter muitos concorrentes. Desse modo você terá um custo de aquisição de clientes parecido com o de outro mercado pré existente.


Portanto a minha dica (ou melhor do Diego Oliveira) é não ser cabeça dura, ficar achando que as tendências nunca vão acontecer, que o mercado não vai mudar. O mercado muda todo dia, na era da tecnologia ele está mudando cada vez mais rápido.


Fique de olho nas tendências do seu mercado e não espere a tendência se concretizar para querer pegar a onda, porque nesse momento a onda já vai ter passado. #Ficaadica


Mesmo na crise o dinheiro não desaparece, ele só troca de mãos


É muito comum que as pessoas se tornem pessimistas durante a crise, os empresários por sua vez precisam ser eternos otimistas. Pode ser um grande desafio se manter motivado durante o período de crise, para ajudar na sua dose de motivação vou compartilhar mais alguns ensinamentos:


Não importa se a crise é grande ou pequena, todas as crises são passageiras. Desse modo não importa se o mercado está parado durante a crise porque sempre haverá aquele momento depois da crise que todos voltarão a consumir, esse é o comportamento padrão do ser humano.

Durante o período de crise o consumo fica mais tímido, mas ele ressurge em seguida, quem continuar atuando mesmo em tempos difíceis irá ter um potencial de recuperação muito maior logo que a crise passar.


Tem gente nascendo, morrendo, casando e se separando todos os dias e todas essas pessoas vão precisar de imóveis


Muitas vezes achamos que o mercado nunca vai ser igual depois da crise, que as pessoas nunca mais vão consumir da mesma maneira.


Eu gosto muito da frase do título acima, ela me lembra que as pessoas tem necessidades que precisam ser preenchidas, não importa se existe crise ou não, as pessoas continuam precisando se alimentar, usar roupas, sair para se divertir, estudar...


Essa frase não quer dizer que o consumo vai acontecer sempre da mesma maneira, que as empresas não precisam inovar, apenas quer dizer que sempre vai existir demanda porque as pessoas precisam seguir com a vida delas.


Ser corretor Vs Estar corretor


Preciso admitir que o Diego veio preparado para essa entrevista, ele com certeza veio muito motivado para agregar nesse episódio do Carona do Empreendedor. A cada 5 minutos de vídeo é um novo ensinamento que vem à tona.


Algumas pessoas acabam escolhendo uma profissão por ela ser uma tendência naquele momento. Isso aconteceu com o Coaching, corretor de imóveis, marketing multinível e irá acontecer muito ainda nos próximos anos.


Não há nada de errado em aproveitar para entrar em uma profissão durante uma crescente, a diferença é que algumas pessoas querem trocar de profissão a todo momento, quando aprendem o caminho das pedras acabam pulando para a próxima tendência e precisam reaprender o duro caminho para se destacar naquele mercado.


Nesse caso o ensinamento está relacionado a escolher uma área que você gosta de atuar e se especializar cada vez mais nessa área, dessa maneira você vai conseguir muito mais resultados positivos do que se precisar aprender tudo sobre uma nova profissão a cada 2 anos.


Sempre existirão crises no mercado que você está inserido, sempre haverão momentos bons ou momentos ruins. Por pior que seja o momento ruim, ele sempre tem uma data pra acabar.


Volto a dizer, esse é um dos vídeos mais interessantes que eu já produzi nesses 4 anos de Carona do Empreendedor. Sugiro fortemente que você assista o vídeo completo da entrevista com o Diego, você pode encontrar ele no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=zOfq05ZRGSU


Gostaria de saber mais sobre como melhorar as vendas da sua empresa? Você pode ver mais artigos no blog da Motiva Trainer ou pode acessar o site: https://www.motivatrainer.com.br/

37 visualizações1 comentário

R. Leônidas Xavier de Freitas, 222 - Pilarzinho, Curitiba - PR, 82115-040, Brazil

Palavras mais buscadas

Treinamento de vendas, consultoria curitiba, consultoria de vendas curitiba, consultoria empresarial, treinamento em vendas, diagnóstico comercial, como aumentar suas vendas, vender mais, como vender mais, aumentar o faturamento

©2019 Motiva Trainer. Todos os direitos reservados