top of page

Como acelerar a sua carreira e alcançar os objetivos de maneira veloz?

Vivemos em um momento acelerado, onde queremos alcançar as metas e sonhos de maneira muito mais veloz do que os nossos pais e avós. Mas qual a maneira mais eficiente de fazer isso?


Nesse artigo você vai encontrar algumas dicas fáceis de colocar em prática para alcançar os seus objetivos.


1- Saiba o que você quer e onde quer chegar

Pra quem não sabe onde quer chegar qualquer caminho serve

Quem nunca ouviu essa frase? Essa é uma das poucas frases da sabedoria popular que eu concordo inteiramente, o primeiro passo para você ser uma pessoa bem sucedida nos seus objetivos é saber o que você quer. Quanto mais detalhes você usar para descrever o seu objetivo, mais fácil de alcançar ele.


Vou te dar um exemplo, ao invés de você ter como objetivo ser bem sucedido na sua carreira você deve descrever com detalhes o que é ser bem sucedido profissionalmente para você. Vou te dar um exemplo concreto de como descrever com detalhes um objetivo: Eu quero ser gerente comercial da empresa em que eu trabalho nos próximos três anos.


2- Como chegar lá?


O segundo passo é encontrar alguém que já está na posição que você deseja alcançar, desse modo você pode entender o que é necessário fazer para chegar nessa posição. O intuito dessa etapa é entender as diferenças entre a pessoa que já alcançou aquele objetivo e você. É importante que a sua pesquisa possibilite que você responda as seguintes perguntas:


Quais habilidades essa pessoa teve que desenvolver para alcançar essa meta?

Qual a formação acadêmica que essa pessoa tem?

Quais as experiências de trabalho que ela teve que ajudaram a desenvolver as habilidades necessárias para esse trabalho?


Após obter as respostas desses três questionamentos podemos ir para a próxima fase.


3- Foco


Essa não é propriamente uma etapa, mas um aviso a todas as pessoas que querem alcançar o seu objetivo rápido. A dica mais importante que você vai receber aqui é focar-se no seu objetivo. Algumas pessoas acabam trocando de objetivos porque perdem a paciência, ou acabam assumindo muitas atividades simultâneas que levam a objetivos diferentes.


Se esse é o seu caso caso você irá encontrar dificuldades para alcançar todos os seus objetivos ao mesmo tempo. Você deve lembrar que o seu tempo e o seu dinheiro são escassos, isso quer dizer que quando você divide o seu investimento de tempo e dinheiro em várias atividades naturalmente você vai perceber que não consegue dar a mesma atenção para todas as atividades e naturalmente os resultados começam a ser menores ao longo do tempo.


Naturalmente eu sou uma pessoa com pouco foco, preciso me esforçar diariamente para manter o foco no meu objetivo principal, toda vez que eu visualizo uma oportunidade em um negócio adjacente ao meu acabo intuitivamente procurando formas de aproveitar essas oportunidades. Com o tempo percebi que essas oportunidades deixam de ser realmente vantajosas, quando não tenho dinheiro suficiente ou tempo suficiente para investir e fazer a oportunidade se concretizar ela deixa de ser uma oportunidade e acaba se tornando apenas uma distração. Quanto antes você aprender isso, mais cedo você conseguirá conquistar os seus objetivos.


O mundo corporativo atualmente previlegia as pessoas que possuem especialidade em alguma área, enquanto acaba tratando os profissionais genéricos com uma remuneração inferior, portanto é importante ter foco.


4- Crie um vínculo emocional com o objetivo


Frequentemente subestimamos a força que um vínculo emocional tem no processo de alcançar metas e objetivos. Nesse momento você deve se perguntar por que alcançar esse objetivo é importante para você.


Você precisa levar em consideração que os seres humanos são emocionais, quando vinculamos os objetivos com nossas emoções ganhamos uma força extra para alcançá-los. Todos temos dias difíceis, vai ter um dia em que você vai ter vontade de desisistir, vai ter um dia em que você vai pensar que nunca esteve tão longe da sua meta. Nesse momento você vai lembrar da pergunta grifada ali em cima, você vai lembrar porque essa meta é tão importante para você e isso vai te dar forças para continuar lutando.


5- Traga a responsabilidade para você


É normal que você falhe durante o processo, isso é totalmente normal. Mesmo com boas inteções você não está imune a falhas, nesses momentos costumamos culpar algo ou alguém por essas falhas. Puxe a resposabilidade pelo processo para você, se algo deu certo celebre a conquista dessa etapa! Se deu errado, procure entender porque deu errado para conseguir acertar da próxima vez.


6- Avalie o processo


Quando você estabelece metas o objetivos para você é comum que haja uma ansiedade em torno do processo. Com certeza você vai querer saber como está se saindo na sua jornada. Nesse caso é importante criar indicadores claros, que você possa medir, para você saber se está avançando ou não.


O meu objetivo, por exemplo, é fazer a minha empresa crescer cada vez mais em número de clientes. Nesse caso eu meço semanalmente as visitas ao site www.motivatrainer.com.br, o número de usuários registrados, número de clientes que entram em contato e por último o número de fechamentos. Com esses números em mente eu sei se estou chegando mais perto do meu objetivo.


7- Comemore as suas conquistas


Você não vai alcançar o seu objetivo inteiro de uma só vez, portanto é importante que você quebre uma grande meta em pequenas metas. Cada vez que uma meta for alcançada comemore o seu sucesso! A comemoração vai ajudar no seu vínculo emocional e vai te dar a sensação de que está progredindo na sua jornada.


8- Comece hoje


Converso com vários profissionais que passam um tempo excessivo nas quatro primeiras dicas, esses profissionais planejam muito e esquecem de colocar esse plano em ação. Você vai ter muitas dúvidas no início do processo, vai ficar inseguro e vai acabar procrastinando. Não há jeito certo de começar, por mais que você se sinta inseguro o importante é você começar!


Convido vocês a acessarem https://www.motivatrainer.com.br/blog para mais artigos =)


Felipe Macanhão

Sócio da Motiva Trainer Consultoria de Estratégia (www.motivatrainer.com.br)

Palestrante e consultor na área de gestão comercial

Especialista em Gestão Financeira

Especialista em Psicologia Organizacional

2 visualizações0 comentário
bottom of page