top of page

COMO ESTA MEU CURRICULO?

Olá Leitores!!!


Uma preocupação muito grande dos profissionais e dos jovens, está em torno do currículo. Isto se dá por vários motivos, tais como: estar atualizado com as competências necessárias com o que o mercado das áreas almejadas está exigindo, se a formatação e apresentação estão de acordo com o que os recrutadores esperam, se devemos ou não inserir ou retirar determinadas informações...enfim, são muitos detalhes e dúvidas que assolam esta estruturação.


Diga-se de passagem, um bom currículo depende do que o mercado atual está exigindo e procurando, e isso está cada vez mais dinâmico e rápido, tanto quanto as mudanças constantes da demanda e procura que surgem com a necessidade das empresas e as tendências profissionais.


Obviamente que devemos estar antenados e sempre atualizados quanto à todos os detalhes de nossas informações profissionais no currículo escrito, que deve conter as informações necessárias para a área pretendida. Sermos objetivos e com uma formatação adequada. Na internet tem muitos sites e especialistas dando dicas de tudo isso, o que é ótimo.


Facilita nosso direcionamento e aprendizado, sempre tomando o cuidado para pesquisar em várias fontes com muito critério. Mas tenho observado que a tendência atual é o currículo via vídeo, onde o profissional se apresenta, fala de suas experiências, sua formação, cursos e no que ele poderá agregar a empresa caso seja contratado. Nada muito extenso, no máximo 3 min. Nesse formato fica mais complexo, pois além do conteúdo que será transmitido de forma estruturada e lógica, há a preocupação com a estética, cenário, administração do tempo, oratória e desenvoltura e didática.



O mercado está ficando cada vez mais autônomo e exigente. Um dos maiores medos das pessoas, que é o de falar em público, deve ser desenvolvido, estudado e superado para os novos tempos. “Correr atrás” de novos conhecimentos e habilidades quanto à produção de vídeos e conteúdos. Além de desenvolver o empreendedorismo na sua essência e o trabalho de forma autônoma que veio pra ficar. Não que a parte escrita desapareça, pelo menos não agora, mas precisamos além de preencher os requisitos conforme descrito acima, estar preparados para os novos formatos, demandas e competências que o mercado está exigindo.


Aliás quais as competências que se busca hoje? Segundo Peter Drucker (escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, considerado como o pai da administração moderna) “as empresas contratam por currículo, mas demitem por comportamento”. Ou seja, fica claro que a parte escrita formal é uma base inicial para o preenchimento de uma vaga, mas efetivamente o que conta é como o conhecimento é aplicado, a capacidade do profissional em se adaptar e trabalhar em time e a visão empreendedora sobre resultados, entendendo que a empresa é maior que os interesses individuais, ou seja, não é a empresa que deve se adaptar as pessoas e sim o contrário. O que mais se leva em consideração atualmente é a chamada inteligência emocional, que proporciona o profissional conseguir ver de forma autônoma seus resultados, saber separar o pessoal do profissional, ter qualidade de vida, administrar as pressões do dia a dia, desenvolver o autoconhecimento e educação financeira pessoal.


Em um modo geral, acredito que o caminho que estamos indo é para um amadurecimento profissional, onde buscamos o desenvolvimento pessoal e profissional. Através do conhecimento e consciência, que só iremos construir através de disciplina e mudança de mentalidade, fazendo um “mindset” ou reprogramação mental para passarmos de passivos colaboradores para protagonistas em nossa vida profissional.


Rafael A. Marchiorato

Administrador, Consultor e Professor

2 visualizações0 comentário
bottom of page