Como realmente funcionam as vendas na internet?

Existem alguns momentos na vida que são de muito aprendizado, eles fazem aumentar muito a maturidade pessoal e profissional. No ano de 2016 iniciei um projeto chamado Carona do Empreendedor, o objetivo é entrevistar empresários de todos os tamanhos que pudessem falar sobre as dificuldades que tiveram ao empreender no Brasil. Esse foi um projeto que tive a possibilidade de entrevistar algumas das pessoas mais inteligentes de Curitiba e com isso adquiri os aprendizados mais importantes da minha vida profissional.


Entrevistamos empresários de todas as idades, sócios de empresas de todos os tamanhos, mas com um fator em comum: Todos agregaram muito na minha formação profissional e na vida de quase 30 mil expectadores.


Esse artigo é parte da série de artigos sobre os meus 10 maiores aprendizados profissionais, você pode encontrar o artigo principal clicando nesse link: https://www.motivatrainer.com.br/post/10-maiores-aprendizados-da-minha-vida-profissional


Transformando o seu site em um campeão de vendas


Vamos ao tema! A internet é um meio em que grande parte das pessoas do planeta estão presentes diariamente, portanto quando se falava em vídeos no You Tube ou loja on-line eu acreditava que bastava ter uma presença on-line que eu seria facilmente achado.


Infelizmente ou felizmente não é tão simples assim ser encontrado na internet, para explicar o funcionamento da estrutura on-line vou te contar uma história.


Imagine que você decide abrir uma loja de calçados em uma rua sem saída, em um bairro residencial. Quase ninguém passa nessa rua durante o dia inteiro, apenas alguns moradores entram e saem das suas casas durante o dia mas o fluxo ainda é muito pequeno.


Um loja on-line recentemente criada se assemelha muito a essa loja localizada na rua sem saída. Nesse caso é importante entender que a cidade pode ter muitos moradores, o bairro onde a loja está localizada pode possuir muitos cidadãos, mas como ninguém passa pela loja é difícil saber que ela existe.


Não importa se a sua loja é linda, bem decorada, ou se possui estacionamento amplo se ninguém entra na loja. Do mesmo jeito que não adianta ter um e-commerce maravilhoso, responsivo, se você recebe apenas algumas poucas visitas.



A sua loja on-line tem estatísticas parecidas com as da imagem acima? Isso não é motivo para ficar envergonhado, isso é apenas o começo de qualquer negócio on-line.


Vamos voltar para a nossa loja da rua sem saída, como podemos contar para as pessoas que existe uma loja ali naquela rua?

Esse é o momento que muitas pessoas procuram no google "Como gerar visitantes no meu site sem gastar nada" e se deparam com o nome Inbound Marketing.


Inbound marketing é uma forma de atrair visitantes para o seu negócio através da publicação de conteúdo relevante para possíveis clientes. Esse é um ótimo começo, é possível utilizar as redes sociais para publicar conteúdo e atrair visitantes, mas muitas vezes o empresário se depara com as seguintes estatísticas: