Como reduzir a rotatividade de funcionários na empresa?


Existem algumas razões que levam a grande rotatividade de funcionários na empresa.

Neste post iremos analisar esse fato pela ótica do candidato.


Os motivos mais frequentes de desligamento são: distância percorrida até o trabalho, salário incompatível e falta de clareza do que o candidato quer para o futuro dele.


O candidato se desliga da empresa quando cria uma expectativa a respeito do trabalho que vai executar, porém sente que o trabalho não está cumprindo com as expectativas que ele havia criado. É muito importante que a empresa, durante o processo seletivo, não crie uma falsa imagem de como é a empresa ou sobre as atividades que deverão ser executadas.


Quando o funcionário percebe que está em um local que não oferece oportunidades de crescimento. Quando já absorveu toda a experiência que aquele ambiente tem a oferecer, o funcionário tende a procurar outro local que possa contribuir com o crescimento contínuo dele.


O alinhamento de expectativas durante o processo de recrutamento, o plano de crescimento interno e um processo de integração bem feito costumam reduzir consideravelmente a taxa de rotatividade.

Muitas vezes, os gestores não costumam levar em consideração a cultura interna da empresa e o comportamento do candidato no momento da contratação. Este é outro fato que leva ao desligamento rápido de funcionários.


Mais do que nunca, os funcionários querem se sentir parte de algo maior, querem sentir que fazem parte de algo que faz a diferença. Esse comportamento deve ser observado na entrevista comportamental, desta maneira é possível entender a expectativa do candidato, a visão dele sobre o ambiente de trabalho e as âncoras de carreira.


Os próprios colegas de trabalho, muitas vezes por estarem desmotivados com a empresa, acabam desmotivando também aquele funcionário que está ingressando. Por isso, investir em uma cultura interna positiva e na satisfação dos trabalhadores atuais da empresa também é importante para não perpetuar comportamentos negativos que existem na empresa.


Baixe o nosso e-book gratuito sobre vendas: https://treinamentos.motivatrainer.com.br/plano-media-ebook Veja mais artigos em: Site: www.motivatrainer.com.br Instagram: https://www.instagram.com/motiva_trainer/ Youtube: https://www.youtube.com/c/FelipeMacanhaooficial

#vendas #vendamais #empreendedorismo #marketing #marketingdigital #motivacao #motivacional #vendedor #vendedora #gestão #empresas #futuro

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O DISC é uma metodologia de análise comportamental, que mensura os pontos fortes e os pontos fracos do indivíduo. O mundo é feito de pessoas diferentes, com visões diferentes. Em resumo, entender de p