Entenda a terceirização: Pontos positivos e negativos

O lado negativo da terceirização

Ultimamente muitos leitores tem me mandado e-mails perguntando meu posicionamento sobre a terceirização, alguns empresários tem se questionado sobre os benefícios e os malefícios dessa prática que tem sido evidenciada na mídia.

A maior parte dos empresários está considerando terceirizar alguns departamentos de suas empresas, como por exemplo: Elementos da produção, vendas, administrativo-financeiro. A prática da terceirização geralmente é associada à redução de custos e a diminuição da possibilidade de sofrer com processos trabalhistas. O que muitas pessoas esquecem é de contar os pontos negativos da terceirização.

O outro lado da moeda

Eu separei quatro pontos principais que destacam o lado negativo das terceirizações:

Prazo: O prazo de entrega do serviço e a relação da empresa com o cliente pode ser corrompida quando a venda do produto, parte do processo de produção ou a entrega do produto for dependente de terceiros. O pior desse tipo de terceirização é que a ausência de subordinação e o distanciamento geográfico entre a empresa contratante e a empresa terceira geram uma falta de comunicação e perda de qualidade do serviço prestado.

Subordinação: É necessário levar em consideração o que significa subordinação, os funcionários da empresa que está sendo contratada para prestar serviços para a sua empresa não são seus funcionários, portanto qualquer controle e qualquer reclamação da sua parte devem ser feitos para o representante da empresa de terceirização e não diretamente para os funcionários, o que gera uma burocracia absurda. Você deve lembrar que eles não são seus funcionários, são terceiros. Hierarquicamente falando os funcionários da empresa terceira respondem aos seus respectivos empregadores e, portanto você não tem qualquer influência direta sobre os terceiros.

Liberação de informações estratégias e privilegiadas: Entregar a estratégia da sua empresa para um terceiro ou liberar informações do setor administrativo financeiro pode ser altamente prejudicial para a sua empresa, portanto primeiramente sugiro que você faça a empresa terceirizada assinar um termo de confidencialidade para que você possa responsabilizar juridicamente a outra empresa em caso de divulgação de informações que possam prejudicar você. Lembre-se que essa empresa terceirizada deve atender mais de uma empresa do seu ramo, e pode haver uma troca de informações entre trabalhadores da empresa terceirizada ou até troca de informações da empresa terceirizada com outro cliente. Essas informações estratégicas devem ser mantidas em sigilo porque elas representam o seu diferencial competitivo.

Controle de Qualidade: Cada vez mais as empresas estão buscando entregar o melhor produto e o melhor serviço para o cliente a fim de criar um diferencial competitivo, mas o que acontece quando esse diferencial competitivo é eliminado? A empresa volta a ser uma qualquer. O risco da terceirização é de não conseguir controlar a qualidade do produto/serviço que está sendo entregue, afinal de contas a terceirização acontece exatamente para reduzir a carga de trabalho, porém quem irá acompanhar de perto o serviço que a empresa terceirizada está executando? Na maioria das vezes a empresa terceirizada não irá executar o serviço com o mesmo comprometimento que você executaria e assim um projeto de expansão acaba se tornando um tiro no pé, ou seja, acontece uma expansão sem qualidade que irá gerar quase que automaticamente uma retração por causa da reação do cliente ao seu serviço.

A minha dica é pense muito bem antes de terceirizar qualquer serviço, no final das contas o cliente é da sua empresa, é o seu produto que está em jogo e a sua marca que será desgastada se algo der errado. A escolha da empresa terceirizada deve ser feito com muita cautela e deve ser de extrema confiança. Porém se você escolher terceirizar não fique se preocupado demasiadamente com o que a empresa terceira está fazendo, afinal só fazemos negócio com quem confiamos.

Não somos obrigados a fazer negócios com pessoa que não confiamos

Você tem alguma dúvida? Me envie um email: felipe@motivatrainer.com

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

R. Leônidas Xavier de Freitas, 222 - Pilarzinho, Curitiba - PR, 82115-040, Brazil

Palavras mais buscadas

Treinamento de vendas, consultoria curitiba, consultoria de vendas curitiba, consultoria empresarial, treinamento em vendas, diagnóstico comercial, como aumentar suas vendas, vender mais, como vender mais, aumentar o faturamento

©2019 Motiva Trainer. Todos os direitos reservados