O que não pode faltar em uma reunião de vendas?


Você já se perguntou porque a sua equipe não bate as metas?


Esta dúvida aparece muitas vezes apenas no final do mês. Quando o gestor vai fazer o fechamento do resultado, percebe que as coisas não estão boas e que no mês seguinte as coisas precisam ser diferentes.


Por que isso acontece todo mês? Porque é necessário fazer algo de diferente!

A reunião de vendas é um excelente meio para iniciar um processo de mudança na empresa. Uma gestão pautada em resultados começa com uma reunião bem conduzida.


Já falamos em um post anterior sobre a frequência que esta reunião deve ser realizada. Neste post iremos discutir o conteúdo desta reunião.

Uma boa reunião de vendas é antes de mais nada curta, objetiva, eficiente. Para isso acontecer é necessário estruturar bem o que vai ser discutido.


Existem três pontos principais que não podem faltar, são eles:


1- Como está o resultado no momento? Está bom? Ruim?


2- O que fez com que o resultado fosse esse? Se foi bom, o que fez ficar bom? Se não foi, o que ocasionou isso? Esse não é o momento de responsabilizar o mercado, a entrega, o financeiro. Esse é o momento de responsabilizar apenas o time comercial pelas vitórias e pelos fracassos.


3- O passo três é certamente o mais importante da reunião inteira. O que deve ser feito para corrigir o resultado? O que devemos fazer de diferente no restante do período para que possamos obter um resultado diferente?

Muito importante! Essa última parte deve originar AÇÕES. Atitudes que serão tomadas para chegar na meta estabelecida.


A reunião de vendas não pode servir para atribuir a culpa em quem não pode resolver o problema. O time comercial está nesta função para resolver o problema de faturamento da empresa. Sem desculpas, sem direcionar a culpa a outros setores.

Pura e simplesmente, o resultado que temos é X, o resultado que queremos é Y. Então o que vamos fazer para mudar de X para Y?


Neste momento, é importante pegar o comprometimento de todos os envolvidos com relação as atividades que foram propostas na reunião. Após isso, o gestor deve controlar diariamente, se as ações acordadas estão sendo realizadas ou não.


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