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Quem são seus clientes?

Como mapear o perfil do seu consumidor e como isso pode ajudar a sua empresa a melhorar a qualidade do produto, a taxa de conversão e o faturamento

Para entender como os seus clientes se comportam é necessário entender quem são os seus clientes, quais são suas crenças e por que eles precisam do seu produto. Pensando nisso fizemos um estudo utilizando dados coletados no Facebook para entender qual o sexo e qual a idade das pessoas que interagem com nossas postagens na rede social, deste modo podemos modificar nossas postagens  para sermos muito mais assertivo ao nosso público.


Devido ao nosso conteúdo ser mais direcionado a pessoas de 22 aos 35 anos acreditamos que esse seria o nosso público mais fiel, afinal de contas a Motiva Trainer possui uma visão compatível com as pessoas da geração Y. Porém nós nos enganamos quanto a isso, apesar do público que queríamos atingir ser de 22 aos 35 anos nós estávamos atingindo pessoas com mais idade do que o esperado. Segundo esse estudo percebemos que mais de 35% das pessoas que interagiam com as nossas postagens tinham idade entre 45 e 54 anos, enquanto o nosso público alvo (25-34 anos) era apenas o segundo público mais interessado no nosso conteúdo. Sem contar com o fato de que o público de 55-64 anos estava em terceiro lugar, porém muito próximo do segundo lugar. Nesse momento nós tivemos a possibilidade de analisar quem era o público que gostaríamos de atingir e qual o público que estava sendo atingido. A grande questão era entender a razão que levou as pessoas de 45-54 a estarem mais engajadas com as nossas postagens e decidir se devíamos adequar as postagens a um público mais jovem ou se devíamos aproveitar esse nicho que estava interessado no conteúdo da Motiva Trainer.Nesta mesma pesquisa decidimos avaliar um segundo fator que é determinante para entender o nosso consumidor, porém outra surpresa se revelou quando descobrimos qual era o sexo que mais interagiu com as postagens da Motiva Trainer, 80% mulheres e 20% homens.

Resta agora entender por que as mulheres interagiram mais e por que pessoas de 45-54 anos se sentiram mais atraídas por nosso conteúdo. Para responder essa pergunta nós fizemos um novo estudo, criamos postagens específicas para cada faixa etária e segmentamos apenas as postagens para o público que nos interessava estudar. Fizemos uma postagem direcionada e segmentada para o nosso público de 25-34 anos e outra postagem direcionada e segmentada para o nosso público de 45-54 anos. O nosso objetivo nesse estudo foi verificar se existe um aumento da taxa de envolvimento ou não pelos usuários da rede social quando modificamos o tipo de material e como ele era apresentado.


Após fazer esse teste detectamos que a taxa de envolvimento foi crescendo a medida que nós conseguimos entender quais eram os tipos de postagens que interessavam para cada faixa etária, ou seja, adequamos o nosso produto aos nossos consumidores, e como resposta percebemos uma maior taxa de envolvimento dos usuários.

Este estudo tem como a função demonstrar que algumas empresas tem dificuldade em aumentar a taxa de conversão, o faturamento e a lucratividade. Isso acontece devido a falta de interesse dos empresários de tentar entender a visão do cliente, suas crenças, sua cultura e seus interesses. Quando entendemos o nosso consumidor de maneira profunda é possível estabelecer um laço muito mais duradouro com o consumidor e como consequência o cliente deposita mais confiança na empresa gerando uma maior conversão dos clientes que entram no estabelecimento (clientes que entram X clientes que compram) e também uma maior taxa de satisfação ( clientes que compram X clientes que voltariam a comprar). Como consequência de tudo isso só podemos esperar uma coisa: Um aumento substancial no faturamento da empresa.

Quer fazer um estudo para tentar entender seu cliente? Nós podemos ajudar, mande um email para felipe@motivatrainer.com e deixe me ajudar a sua empresa crescer cada vez mais



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