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Sofrendo com a crise? Aprenda a otimizar o seu negócio


O ano está chegando ao fim, mas infelizmente o pessimismo do brasileiro não. Aproveitando o gancho de um e-mail que me mandaram na semana passada quero aproveitar para comentar com vocês sobre o significa “Se reinventar na crise”

A criatividade é extremamente importante para conseguir alavancar o seu negócio mesmo durante a crise, mas não se esqueça do mais importante: A possibilidade de avaliar o seu negócio e buscar melhorias através destes dados.

Coletando dados

Primeiramente é necessário coletar dados sobre a sua empresa, muitas pessoas falam sobre a importância de fazer um plano de negócio antes de abrir empresa e poucas pessoas comentam sobre a necessidade de manter a análise proposta pelo plano de negócio durante toda a vida da empresa. Primeiramente você deve coletar todos os dados possíveis sobre as operações da sua empresa, através destes dados é possível analisar o desperdício, o faturamento, a eficiência, a eficácia e a performance da empresa de maneira geral e dos funcionários individualmente. Deste modo você deve coletar dados sobre as vendas, compras, contas fixas e variáveis, preço praticado, margem de lucro, preço dos concorrentes entre outros. Primeiro você deve coletar os dados e em seguida devemos selecionar quais os indicadores mais importantes para o seu negócio.

Escolhendo os indicadores (KPI- Indicadores chave da performance)

Após coletar todos os dados possíveis sobre a sua empresa é necessário entender quais são os indicadores chave, escolher três ou quatro indicadores pode ser muito mais eficiente porque diminui substancialmente o tempo investido na análise da performance das empresas e dos funcionários. Se você for uma loja de roupas on-line, quais são os indicadores mais importantes?

Do ponto de vista do marketing e das vendas podemos analisar quantas pessoas entram na loja, quantos adicionam produtos no carrinho, quantos realmente finalizam o pedido, qual o meio de pagamento mais popular e de onde vieram todas essas pessoas ou melhor como elas acharam sua empresa.

Do ponto de vista da logística podemos analisar quantas peças de cada modelo você tem em estoque, como você organiza e armazena os produtos em estoque, quantas peças você vende por mês x quantas peças você tem no estoque, quanto tempo demora para fluir as peças do estoque e quanto tempo demora para entregar cada produto.

Do ponto de vista da gestão podemos analisar quanto de dinheiro entre e quanto sai mensalmente, o que te da uma dica sobre quais são seus custos e quanto eles representam do total das vendas, gerando assim um percentual de lucratividade.

Te aconselho a encontrar qual é a área mais importante e quais são os indicadores mais importantes, não é necessário (embora aconselhável) monitorar tudo o tempo todo, mas é importante de tempos em tempos fazer uma análise geral dos indicadores.

Análise e comparação da evolução dos indicadores

Você sabe o que diferencia uma empresa gigante de uma pequena? Na maior parte das  vezes a organização e possibilidade de escalabilidade sem perder qualidade do serviço prestado. A organização e a escalabilidade são fatores decisivos no potencial de crescimento e no sucesso da empresa.

Por isso você deve constantemente observar a evolução dos indicadores (KPI) escolhidos, só assim é possível avaliar o desenvolvimento da sua empresa.

Otimizando resultados

Só é possível sobreviver na crise otimizando o que você tem, deste modo é impossível otimizar sem mensurar a melhora da operação da organização.

Se você ainda tem dúvida de como analisar e mensurar os indicadores da sua empresa tire essa dúvida por email: felipe@motivatrainer.com

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