top of page

Teoria dos Pontos de Decisão

Hoje vou apresentar uma dica para ajudar vocês que tem o desejo de emagrecer, parar de fumar, começar a praticar atividades físicas. Primeiramente vou fazer uma contextualização rápida.

Os pesquisadores Richard Thaler e Hersh Shefrin elaboraram um gráfico que relaciona o pensamento de longo prazo e de curto prazo no processo de decisão do ser humano.


No gráfico ao lado temos a linha Curto Prazo (CP) e a linha Longo Prazo (LP). Para ficar mais claro o conceito do gráfico vamos utilizar o exemplo do Carlos, o qual é um fumante de longo tempo que quer parar de fumar, mas não consegue. Ele sempre determina a meta de parar de fumar e consegue por um certo tempo, porém algumas situações como encontro com amigos fumantes e situações estressantes simplesmente ativam a velha vontade de fumar de Carlos. Quando ele fica em situações de estresse ele simplesmente se esquece da razão de ele querer parar de fumar e só consegue pensar em um último cigarro.

Utilizando gráfico acima podemos explicar o processo de decisão de Carlos e a razão de ser tão difícil dele parar com o hábito de fumar. Quando Carlos está relaxado e não está com vontade de fumar, ele está bem no início do gráfico onde a linha do longo prazo (LP) parece muito mais inteligente do que a linha do Curto Prazo (CP), em outras palavras, no início do gráfico parece muito mais inteligente parar de fumar para não desenvolver problemas de saúde mais tarde ao invés de simplesmente sustentar um prazer de curto prazo.

Fumar é uma rotina, é um hábito que não precisa ser pensado. Um fumante não precisa lembrar de fumar, o corpo e a mente do fumante estão acostumados a fumar em certos horários ou situações específicas por causa do processo químico que acontece no corpo em decorrência da utilização do cigarro. Sabendo disso nós chegamos no ponto onde Carlos sente que precisa fumar, ele pega o cigarro na mão, o isqueiro na outra e está pronto para sustentar o seu vício. Esse momento é o ponto preto do gráfico onde a linha CP e LP se cruzam.

Nesse momento Carlos esquece que parar de fumar é melhor para a saúde dele, nesse ponto a proximidade do prazer a curto prazo (fumar) parece muito melhor do que o objetivo de longo prazo (parar de fumar). Neste ponto os dois opostos de Carlos se encontram, o planejador X executor.

Quem nunca se sentiu nessa posição? Um último cigarro antes de parar de fumar? Um último chocolate antes de iniciar a difícil dieta, ou esperar o inverno passar antes de começar a atividade física. Esse momento é chamado de Ponto de Decisão. Quais as estratégias que devem ser utilizadas para fazer a escolha certa nesse momento?

A primeira coisa que você deve fazer é transformar esse momento, ele é usualmente um momento automático, que você não tem o tempo de pensar em todas as coisas que eu descrevi acima. Portanto você deve transformar o milésimo de segundo antes de tomar a decisão em um momento pensante. Segue algumas dicas abaixo:

Pergunte a você mesmo: Eu realmente preciso fumar?

Lembre-se da razão de você querer parar de fumar, por isso é tão importante ter uma razão na ponta da língua.

Visualize como seria a cena de contar para os seus pais e seus amigos que você conseguiu parar de fumar, aproxime a sensação de vitória da decisão de longo prazo.

Comprometa-se

Existem várias formas de você se comprometer com um objetivo, uma das formas é se comprometer com você mesmo (interno) diariamente e também se comprometer com um amigo (externo). Combine com o seu amigo que você irá parar de fumar e caso você fume você terá que pagar ao seu amigo R$ 0,50 ou R$ 1,00.

Transformando o Ponto de Decisão

O importante é transformar o Ponto de Decisão, ele geralmente é automático e imperceptível, portanto você tem que transformá-lo em um momento pensante. Para isso você pode colocar um post it na sua carteira de cigarro lembrando você mesmo do seu objetivo. Você ainda pode utilizar um pulseira, fazer um risco na sua mão ou qualquer outra coisa que faça você se lembrar de tudo que eu falei aqui, o importante é pensar sobre o que você está fazendo.

Quer saber mais dicas? Que tal se desafiar fazendo algumas sessões de Mentoring, Training, Coaching (MTC) com a Motiva Trainer? Esse é um catalisador importante para você alcançar o seu objetivo

Tem dúvidas? Quer mais dicas? Contate-me: felipe@motivatrainer.com

Construindo um #2015fenomenal junto com você!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Existe vida saudável após o trabalho?

Ontem postei um artigo aqui no LinkedIn com algumas dicas para você equilibrar a sua rotina de treino com o trabalho sem perder a tão sonhada alta performance. Você pode ver o artigo aqui: https://www

Como equilibrar exercícios físicos e o trabalho

Quem já teve a sensação de que 24 horas era pouco para todos os compromissos? Ás vezes eu penso que seria muito mais fácil se eu pudesse me dividir em dois, talvez três. A verdade é que existe uma pre

bottom of page