top of page

Existe vida saudável após o trabalho?

Ontem postei um artigo aqui no LinkedIn com algumas dicas para você equilibrar a sua rotina de treino com o trabalho sem perder a tão sonhada alta performance.

Beleza! Mas essas dicas funcionam mesmo ou é só balela?

Fiz questão de colocar uma imagem minha nesse artigo ao invés de colocar aquelas imagens lindas que todo mundo pega no google. É tão impessoal né?

Enfim, coloquei a imagem ali em cima pra mostrar que adoro jogar tênis, mas assim como todo mundo eu tenho dificuldades de equilibrar o meu trabalho com a vontade de ser fitness. Nesse artigo eu vou falar sobre as dificuldades que eu tenho e como consegui equilibrar esses dois pontos.

Eu estudo de segunda a sexta no turno da noite, das 18h ás 22h30 então não tenho como praticar atividades físicas nesse horário. Poderia ir logo cedo antes de entrar na empresa, mas eu não funciono pela manhã. Já tentei treinar cedo e duas coisas acontecem: Eu não consigo render ou eu acabo matando o treino.

Nesse caso ainda restam duas possibilidades, a minha academia fica ao lado do escritório portanto eu consigo ir no horário do almoço. Apesar de ter toda aquela dificuldade de almoçar rápido e ter que tomar banho após o treino ainda acho que é uma boa pedida.

A segunda possibilidade é sair do trabalho entre 17h e 17h30 e ir para a academia antes de ir para a especialização. Você deve estar falando: Que legal Felipe! Mas quem pode ir para a academia ás 17h? A questão é que por ser empresário consegui me organizar dessa forma, sei que tenho que me dedicar ao máximo no período em que estou na empresa já que vou ter que sair antes para ir à academia.

Sair do trabalho mais cedo nesse caso não é pecado! Tenho certeza que esse cuidado com a minha saúde está dando bons frutos na minha vida.

E quanto a outras dicas?

Eu sempre, sempre, sempre vou à academia na segunda-feira. É fato provado na minha vida que se eu não for na segunda é muito provável que eu não vá na terça, e já que eu não fui segunda e nem terça a semana já está perdida portanto também não vou na quarta.

Eu vou na academia 5 vezes por semana porque desse modo o treino é menor, nesse caso fica mais fácil de encaixar a minha sessão de treino durante o almoço ou no fim do expediente. Desse jeito também crio uma rotina no meu cérebro, eu sei que eu tenho que ir para a academia todos os dias úteis, então já sei que a hora do almoço também é hora da academia.

Você falou no começo do artigo que jogava tênis, agora está falando de academia? A verdade é que eu tento intercalar as minhas atividades para que não fique muito monótono, minha semana se baseia em 5 treinos de academia e 2 aeróbicos, sendo que pelo menos um aeróbico acontece no fim de semana. (Aeróbico= No meu caso corrida, tênis, bicicleta)

Você deve ta pensando que é fácil porque eu não tenho preguiça! Muitas vezes estou cansado de dormir tarde e acordar cedo e estou indisposto para ir à academia, mas eu vou mesmo assim. Quando estou cansado quero desistir, deixar essa vida fitness de lado, mas nunca falo isso em voz alta, porque a saúde faz parte do meu estilo de vida.

Beleza, mas o que eu aprendi com todo esse artigo sobre a tua vida?

Eu sei que cada um tem rotinas diferentes, tem horários que são mais adequados do que outros pra praticar atividade física. Tem gente que precisa cuidar dos filhos ou precisa dar atenção ao marido ou ainda tem uma rotina mais pesada no trabalho.

A verdade é que o equilíbrio é uma escolha, você precisa escolher suas batalhas.

Eu sei que muitas vezes da preguiça ou fica muito corrido pra ir à academia na hora do almoço, mas você precisa entender a importância de se preocupar com a sua saúde. Eu recebi duas grandes lembranças da vida sobre a importância de me preocupar com a saúde:

Em 2013 quando eu estava fazendo faculdade, abrindo a minha empresa de consultoria e já era sócio do escritório de representação eu tive um surto por conta do estresse. Fiquei com febre todos os dias durante um mês e tive que consultar o oncologista e a infectologista semanalmente pra tentar aliviar a situação, acontece que não era câncer e nem uma bactéria, era estresse.

No fim de 2017 eu resolvi voltar para a academia e resolvi fazer uma avaliação física, o resultado foi o pior da minha vida toda. Estava com 88kg (hoje estou com 76kg), com uma boa (leia-se gorda) circunferência abdominal, colesterol alto, triglicerídeos altos e tudo mais. Eu estava priorizando apenas o trabalho novamente, estava esquecendo da importância de uma dieta saudável e exercícios regulares e voltei a ter problemas de saúde.

Sempre que penso em faltar a academia ou parar de fazer exercícios físicos eu lembro que já ganhei dois avisos, o terceiro pode ser definitivo. Por isso tento me manter com uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares, claro que isso já virou rotina. Eu não estou fazendo isso apenas pra ficar bem para o verão, eu tenho consciência que preciso manter uma dieta e um treino em um volume que seja possível manter como um estilo de vida e não apenas uma fase da vida.

Agora chegou a sua vez de contar a sua história, qual a o melhor horário para praticar atividades físcas? Qual atividade você pratica? Qual a tua dificuldade pra ter um estilo de vida saudável?

Conte pra mim a sua experiência

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como equilibrar exercícios físicos e o trabalho

Quem já teve a sensação de que 24 horas era pouco para todos os compromissos? Ás vezes eu penso que seria muito mais fácil se eu pudesse me dividir em dois, talvez três. A verdade é que existe uma pre

8 mitos sobre empreendedorismo

Para você ser um empreendedor de sucesso é necessário se livrar desses mitos Esse vídeo foi produzido pelo Augusto Coutinho e pelo Felipe Macanhão para desmitificar algumas ideias que são tomados como

bottom of page