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Qual a frequência ideal para reuniões de vendas?


Antes de responder a pergunta do post, é necessário dar um passo atrás. Será que é importante fazer reunião com a equipe de vendas?


Muitas equipes, não participam destas reuniões com a justificativa de que o time de vendas não pode perder tempo com reuniões. Tem que passar todo o horário comercial vendendo.


A reunião de alinhamento com o time de vendas, serve exatamente para deixar o processo de venda mais assertivo. Durante a reunião, o gestor deve alinhar o objetivo da empresa com o time comercial, comparar a performance esperada com o atingido e desenvolver ações para alcançar a meta da empresa.


Sem a reunião comercial, cada membro desta equipe trabalha como acha que deve trabalhar. Quando a equipe inteira deveria trabalhar como uma unidade, seguindo a visão da diretoria da empresa.


Agora que entendemos a necessidade das reuniões com a equipe de vendas, podemos pensar na frequência. É importante salientar, que a frequência depende do nível de maturidade de cada equipe.

Existem algumas diretrizes gerais que vão te ajudar a entender a frequência correta para o seu time.


A diretriz mais importante, é de que as reuniões não podem ser tão frequentes que possam atrapalhar o trabalho de vendas e não tão escassas que a equipe não possa acompanhar o próprio resultado.


Em algumas empresas, onde o resultado está baixo, definimos todo dia uma conversa de 15 minutos para analisar a performance da equipe. A pauta da reunião é: quanto atingimos, quanto faltou e o que faremos de diferente amanhã para mudar o cenário.


Em equipes mais maduras, fazemos uma reunião toda segunda feira pela manhã, antes do horário comercial com a finalidade de definir as estratégias da semana e motivar o time. Essa reunião pode acontecer a cada 10 dias também, caso a equipe esteja alcançando os resultados previstos.


Uma reunião de vendas por mês não é aconselhável. Se o seu time está conquistando as metas previstas com facilidade é porque a meta está muito baixa.

Uma reunião de vendas por mês não garante a oportunidade de entender se a equipe está trilhando o caminho correto, ou se são necessários ajustes de percurso.








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