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Como escolher um produto para empreender?


Esta é uma pergunta que passa na cabeça da maioria das pessoas que está querendo abrir um negócio. Neste post eu vou te ajudar a escolher o melhor produto para você começar a empreender.


Nesta semana um cliente de consultoria me fez exatamente esta pergunta: Quais são os critérios que devo levar em consideração para escolher um setor para empreender? E assim que eu escolho o setor, o que devo levar em consideração ao selecionar o produto do meu negócio?


Se você digitar no Google: tendências de produto para 2022 ou o que vender em 2022 você vai encontrar alguns artigos bem legais falando do que está na moda neste momento.


Não tem nada de errado em fazer esta busca para servir como fonte de informação, porém essa não deve ser a única fonte de pesquisa para o seu plano de negócio. Quando você vai começar um negócio é muito mais interessante escolher um produto que você já tenha afinidade, digo isso por duas razões diferentes.


Se você já tem afinidade com aquele produto especificamente, você já conhece pessoas que utilizam aquele produto. Você já vai ter de antemão alguns possíveis clientes, uma lista de pessoas conhecidas, próximas a você que podem dar a tração inicial para a sua empresa. Quem já empreende sabe o valor disso.


O segundo ponto é que se você escolher um produto que você já tem afinidade, você também tem um conhecimento prévio que te ajuda a não cair em armadilhas para empreendedores de primeira viagem.


Quais armadilhas são essas? Comprar um produto sem margem, com baixa rotatividade, com escassez de fornecimento. Situações essas que tornam ainda mais difícil os primeiros passos de um novo empreendimento.


Saber o que vende ou não, reduz muito a chance de ter problemas na escolha do produto ideal. Alguns clientes da consultoria acabam escolhendo produtos sem rotatividade, com baixa tração e acabam tendo uma enorme dificuldade em se livrar do estoque.


Vou te contar uma história para ilustrar o meu ponto. Um amigo meu, chamado Cristiano começou a empreender revendendo produtos saudáveis e me trouxe algumas amostras para que eu pudesse conhecer. Um dos itens que ele me mostrou era um energético com uma marca desconhecida, que tinha um valor de compra muito alto e que com isso deixava o preço de revenda muito alto ou a margem do lojista muito baixa.


Esse não era o único problema no portfólio de produtos dele. A proteína isolada do leite também tinha o mesmo problema de rentabilidade. Na época comentei que seria muito difícil vender um energético desconhecido por um preço mais caro do que o líder de mercado. Você já imaginou chegar a uma loja e ter Red bull custando R$ 9 e um energético desconhecido custando R$ 11? Qual seria a sua decisão de compra?


Claro que o exemplo do energético estava muito mais claro do que o de outros produtos, por isso trouxe ele aqui neste texto. Quando você já conhece o mercado, você já sabe quanto custa um energético top de linha e quanto deveria custar um energético novo que quer ganhar mercado. Você sabe que o desconhecido só vai vender se o preço for menor do que o concorrente mais conhecido.


Por ele não conhecer o produto que decidiu vender acabou comprando um estoque razoável de produtos que ele não teria margem para negociar. O que aconteceu neste caso foi que ele precisou vender os produtos com pouca margem e alguns até abaixo do custo para não perder totalmente o investimento inicial.


É importante você estudar muito bem o mercado que você vai entrar. Não confie apenas no que você vê na internet ou nos cálculos do fornecedor do produto. Na teoria pode ser tudo lindo, mas na prática pode ser que aqueles cálculos não se concretizem. Se você já conhecer o mercado, se torna mais fácil de fazer boas escolhas referentes ao produto em questão.


Se você pratica ciclismo, por que não vender um produto que você tenha afinidade e ainda conhecimento prévio?


Lembrando que eu não estou ditando as regras, estou apenas provocando uma reflexão que deverá acelerar a escolha do produto. Em outra postagem irei falar um pouco mais sobre o que deve ser levado em consideração na escolha do produto, mas por enquanto você deve se focar principalmente na margem, ou seja, por quanto você vai comprar e por quanto os seus concorrentes estão vendendo. Isso vai te ajudar a ter uma ideia do preço de venda que você vai poder praticar para ter um negócio sustentável.


Veja mais artigos em:


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