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O detalhe que está fazendo a sua loja perder vendas


Tem lojista que acha que detalhe é uma tarefa opcional para o negócio, quando na verdade o detalhe é o que separa a loja que vende daquela que está apenas sobrevivendo.


O varejo é um dos ramos mais competitivos que existem em questão de margem de lucro e quantidade de concorrentes. A atenção aos detalhes é fundamental para se diferenciar da concorrência e transformar a sua loja em uma maquina de vendas.


Neste artigo vou falar sobre um tópico que alguns varejistas acreditam que é apenas um detalhe insignificante, mas eu te garanto que a falta de atenção aos detalhes é o que está levando o seu negócio para o buraco.


Coletar informações sobre os clientes


É muito importante saber quem são os seus clientes, porque desta maneira é possível fazer uma oferta mais assertiva. Esta informação vai te ajudar a personalizar as ofertas para cada grupo de clientes, modificar o layout da loja e até melhorar o mix de produtos.


Quando você vai ao mercado e está pronto para passar no caixa, o atendente te pergunta se você quer "colocar o clube". Você já se perguntou porque os principais mercados criaram clubes de descontos baseados no número de CPF do cliente?


Esse é o pulo do gato, a primeira coisa que você precisa saber é que o CPF é único. Eu quero enfatizar que se o mercado fizesse o cadastro por nome seria possível existir mais de uma pessoa chamada João Silva ou Carlos Pereira. Desta maneira eles sabem exatamente quem é que está realizando a compra.


O outro benefício de fazer o "cadastro no clube" é criar estatísticas dos produtos mais comprados e desta maneira personalizar a oferta para cada consumidor. Você pode não receber ofertas personalizadas ainda, mas eles sabem exatamente quem compra o que em cada uma das suas lojas. Esta informação ajuda a decidir o mix de produtos, o volume de compras, quantidade de estoque e até a disposição de produtos em cada loja.


Se os grandes varejistas estão fazendo isso, porque não aproveitar a onda e surfar junto?


O pior erro neste ponto é não cadastrar o comprador no momento da venda por preguiça. Se você souber essas informações e o cliente autorizar o contato, você vai poder enviar ofertas personalizadas para acelerar as vendas. Que tal realizar uma ação exatamente nos dias da semana em que a sua loja vende menos?


Qual é o passo a passo para criar um clube de descontos?


É mais importante criar um programa simples e ir melhorando com o tempo do que criar um programa tão complexo que vai demorar pra ser colocado em prática.


Vou te mostrar como implementar o clube na sua loja em três passos.


Passo 1

A primeira ação que você precisa colocar em prática é informar os clientes da existência do clube e oferecer algum benefício para aqueles que fazem o cadastro. Ninguém vai querer participar de um clube que não possui nenhum benefício! Basta oferecer um desconto, bônus, brindes para aqueles que desejam participar.


Passo 2

O segundo passo é registrar esses consumidores no sistema e toda vez que eles realizarem uma compra vai ser preciso identificar o cliente. Quase nenhum dos clientes que eu atendo identificavam o cliente por não entender a importância disso. Não perca mais tempo e comece a identificar os clientes no momento da venda.


Passo 3

Seguindo estes dois passos você vai saber quem compra o que na sua loja. Agora basta oferecer produtos complementares, descontos para retornar a loja ou até descontos para os produtos que eles estão acostumados a comprar.


A parte importante é que essas promoções só valem para o cliente que vem até a loja! Você deve incentivar SEMPRE o seu cliente a te visitar. Quando ele está presencialmente na loja existe a chance de comprar mais do que o programado, desta maneira acelerando mais ainda as vendas.


A habilidade mais importante para gerar resultado na loja é entender de pessoas, te convido a aprender a se comunicar melhor com os seus clientes e colaboradores através deste ebook: https://www.motivatrainer.com.br/product-page/an%C3%A1lise-comportamental-para-vendas


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