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Qual é o melhor perfil para vendas?


Esta é uma pergunta maravilhosa. Existe perfil certo para as vendas? Existe apenas um perfil?


Neste tópico vamos falar sobre a metodologia DISC e quais são os perfis que se encaixam melhor nas vendas.


O DISC é uma metodologia de análise comportamental que divide as pessoas em quatro perfis: conformidade, dominância, influência e estabilidade.

Você pode aprender mais sobre a definição destes perfis, fazendo o download do nosso e-book sobre a metodologia DISC: https://treinamentos.motivatrainer.com.br/plano-media...

Dito isso, podemos definir os quatro perfis em dois grupos: tarefas e pessoas.


O grupo tarefas é composto pelos perfis que tem foco na realização de tarefas, são eles: dominância e conformidade.

O grupo pessoas é composto pelos perfis que tem facilidade de comunicação. Esse grupo é composto pelo perfil influência, que tem facilidade falando e o estabilidade que é um bom ouvinte.


Utilizando essa definição, podemos deixar claro que o perfil primário para trabalhar com vendas, deve ser influência. É um perfil comunicativo, que tem facilidade para lidar com pessoas, e que gosta de criar relacionamento.

O perfil estabilidade tem a característica de ser empático, ouvir muito mais do que falar. Desta maneira se tornando um ótimo perfil para a área de pós venda.

Levando em consideração também o perfil secundário, podemos estender a nossa análise de perfis.


Se o vendedor possuir perfil primário influente e secundário dominante, ele vai ser bom para vendas com tempo de fechamento curto. Um exemplo desta atuação é o varejo.

Se o vendedor possuir perfil primário influente e secundário conformidade, ele pode ser ótimo para vendas técnicas. Vendas que possuem alta complexidade e tempo de negociação longo. Um exemplo é a venda projetos na construção civil e máquinas para fábricas.



A sua empresa faz análise comportamental para contratar vendedores?


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